Pages

Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de julho de 2013

JOGO2-CRUZEIRO X ATLÉTICO MG




CRUZEIRO:

Luan brilhou na última partida do Cruzeiro, quando fez os três gols da vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O feito e a partida brilhantes, no entanto, já fazem parte do passado. Mesmo consciente de que vive um dos melhores momentos como profissional, a cabeça do atacante já está focada no clássico com o Atlético-MG, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, no Mineirão.

- Estou feliz. Tem sido um dos melhores momentos da minha carreira. Durante a semana, vamos treinar 100% para chegar na hora do jogo 120%, 140%. Nesta semana, começamos cedo, já pegamos firme.

O atacante espera ser titular mais uma vez. Mesmo com a atuação de gala do último jogo, Luan não se considera com cadeira cativa no time.

- A expectativa de ser titular é grande. Mas é como eu falo. Se não chegar ao jogo e não der o melhor, tenho certeza que o professor vai tirar e colocar quem estiver melhor.

Se a vontade de jogar já é grande, por se tratar de um clássico, é ainda maior, segundo Luan.

- É bom participar de todos os jogos. Clássico tem um gosto a mais, todo mundo quer jogar. Tenho certeza que, do lado deles, é assim também. Então, estamos confiantes. Vamos trabalhar durante a semana para corrigir os erros e chegar inteiros no domingo.

ATLÉTICO MG:
O meia-atacante Bernard, do Cruzeiro... De onde? A torcida do Atlético-MG nem faz ideia. Mas o risco de este início de texto ser real foi muito maior do que se pode pensar. Se hoje, dia da final da Libertadores, de sua possível despedida, um dos maiores ídolos da Massa tem 1,63m, é possível imaginá-lo seis anos atrás, quando iniciou sua trajetória.

Foi em meio ao cenário de incertezas sobre o futuro de um jogador talentoso, mas tão pequeno, numa época em que a força física já dava as cartas no futebol, que o Galo quase perdeu seu futuro astro para o maior rival. Quem conta é Fillipe Soutto, grande amigo de Bernard nas categorias de base.

- Ele estava praticamente fechado com o Cruzeiro. Mas o Mauro ligou desesperado, falou para ele não ir, fez de tudo para ele voltar. Você tem de falar com o Mauro - disse Soutto, atualmente no Vasco.
Mauro voltou e sentiu falta do menino. Por mais contraditório que possa parecer, era fácil notar a ausência do pequenino. E ele não se conformou.

- Pedi o telefone da casa dele, marquei uma reunião com ele e o pai. Disse que gostaria que ele voltasse, pois acreditava no futebol dele. Pela forma como o pai respondeu, notei que havia algo bem encaminhado com outro clube, mas só descobri que era o Cruzeiro muito depois.
Bernard acordava por volta das cinco da manhã no bairro de Diamante. Eram três ônibus até a Cidade do Galo. Um deles passava às sete e meia pelo Planalto, onde outro garoto promissor entrava no veículo rumo ao treino. Era Fillipe Soutto, parceiro das andanças por Belo Horizonte.

- Toda vez eu entrava no ônibus e o via de cabecinha baixa. Ele era muito menor do que é hoje. E eu pensava: coitado desse garoto. A gente ia conversando.

As conversas viraram uma amizade forte. A mãe de um passou a dar carona ao outro. Pelo menos até parte do caminho, já que as casas eram distantes. Era com o volante que o meia desabafava quando se sentia em dúvidas sobre o futuro. Sempre o tamanho, que levou seu pai Délio a procurar o endocrinologista Máximo Pirfo quando Bernard tinha 14 anos.
O tratamento de crescimento não foi completo. O futuro craque se consultou apenas duas vezes. Segundo Pirfo, o potencial genético do paciente poderia tê-lo levado a 1,77m. Depois, em outro cenário, a 1,68m, mesma altura de Romário. Ele parou em 1,63m. O tratamento também parou. Foi todo feito por conta de Délio, que calcula ter investido R$ 40 mil na carreira do filho. Valor já mais do que recuperado.

Bernard não contou ao clube sobre as visitas ao médico. Não queria passar qualquer imagem de dúvida ou insegurança. Além do talento nato, outros aspectos saltavam aos olhos: a disposição em ouvir os mais velhos e a atenção que prestava em tudo que lhe era dito. Algo próximo do que, no futebol, costumam chamar, de boca  cheia, de profissionalismo.

- Ele sempre soube dessa limitação dele, e corria por todo mundo. Corre até hoje. Nunca precisamos convencê-lo a não desistir nem chamar sua atenção por indisciplina. É bom dizer isso: hoje temos na base atletas mal educados, mal preparados, sem foco, “bad boys”. O Bernard nunca faltou a um treino, não tinha o perfil do boleirão - elogiou Figueiredo.

Na primeira viagem internacional, para a Holanda, Bernard ganhou um par de chuteiras novo do empresário. Só para exibir seus dribles na Europa. Mas foi apreensivo. Não sabia nada de inglês. Parecia que algo de errado ia acontecer. Não deu outra. Ele esqueceu sua bolsa, com as chuteiras, câmera digital e tudo mais, no vestiário do estádio. E não soube pedir ajuda.


TIME MISTO:
Depois de conquistar o título da Libertadores, na quarta-feira, o Atlético-MG terá o clássico contra o rival Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Cuca antecipou que utilizará uma formação parecida com a que venceu o Corinthians, em São Paulo, por 1 a 0, na última apresentação atleticana pelo Nacional, já que seu jogo com a Ponte Preta foi adiado.
Segundo Cuca, não utilizar a maioria dos titulares contra o Cruzeiro é um cumprimento de promessa feita ao elenco em função do sacrifício a que os atletas alvinegros foram submetidos para conseguir conquistar o título da Libertadores, que era objeto de intenso desejo de todos os atleticanos.
Prometi uma liberdade a eles se fosse campeões, depois de ficarem quatro, cinco dias concentrados”, explicou Cuca. “Vamos favorecer o time que não vinha jogando. Já é combinado”, acrescentou o treinador atleticano.
Cuca informou que mandará a campo, novamente no Mineirão, um time parecido ao que atuou contra o Corinthians. Naquela partida, a equipe foi escalada com Victor; Michel, Gilberto Silva, Rafael Marques e Júnior César (Marcos Rocha); Réver (Lucas Cândido), Rosinei, Guilherme, Neto Berola
(Luan); Alecsandro e Bernard.

PALPITE LOTECACHAVEADA:  DF CRUZEIRO

1 comentários:

Anônimo disse...

df cruzeiro- carlos sc